No dia 11 de novembro, das 7h às 14h, dermatologistas da Regional Mato Grosso prestaram atendimento gratuito à população e informações sobre a hanseníase no Parque Tia Nair, em Cuiabá. O estado do Mato Grosso possui a maior taxa de incidência da doença no Brasil. O objetivo foi orientar as pessoas e encaminhar os casos indicados para tratamento nos Serviços Credenciados da SBD.
A jovem Rhanyely Toigo, de 16 anos, estava preocupada com as manchas que surgiram no seu rosto e aproveitou o evento para buscar orientação médica. “A médica me tranquilizou, dizendo que as manchas não são sintomas de hanseníase nem de câncer da pele e indicou uma clínica dermatológica para tratamento. Esse tipo de evento é muito importante. Consegui tirar minhas dúvidas”, disse.
Os especialistas que estiveram na tenda da Dermatologia também deram destaque para a conscientização e esclarecimento sobre o câncer da pele, já que se aproxima o Dia C de Combate ao Câncer da Pele (26 de novembro) e do Dezembro Laranja.
O atendimento ao público foi realizado sob a coordenação da presidente da Regional Mato Grosso, Juliana Mendonça, e contou com o apoio dos membros da sua Diretoria: Renato Eryka de Oliveira (secretária-geral), Rostey (diretor científico) e Debora Ormond (delegada), além dos médicos Flávio Garcia, Igor Botura, Paula Célia Pereira, Lara Neiva, Cíntia Procopio, Noemi Ueno, Kelly Signor, Nathalia Gripp, Elaine Togoe e residentes de dermatologia dos Serviços Credenciados de MT.
“Acredito que é muito importante a SBD estar perto da população. E o Bem Estar Global cabe muito bem nesse projeto de inserção, pois proporciona atendimento de qualidade às pessoas”, destacou a presidente.
Durante todo o encontro, a SBD-MT distribuiu folhetos sobre prevenção, sintomas e tratamento da hanseníase. Foram prestados cerca de 200 atendimentos.