Já parou para pensar em que idade começa o envelhecimento da pele? O fotodano gerado pelo sol é a principal causa do envelhecimento cutâneo. A exposição excessiva pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para a mais perigosa consequência, que é o câncer da pele. Para alertar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) antecipa o Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer da pele, e lança, ainda em setembro, o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele”, para chamar a atenção sobre as causas menos graves de exposição desprotegida aos raios solares. “Proteger a pele contra a radiação UV é imprescindível.
Este ano iniciamos a campanha mais cedo, com as doenças dermatológicas provocadas pela exposição solar descontrolada e sem fotoproteção, culminando no Dia C contra o Câncer da Pele, abrindo o Dezembro Laranja, destaca Emerson Lima, coordenador da campanha. A comunicação é feita por meio de um alfabeto de corpos, formado por modelos contorcionistas.
A partir das “letras vivas”, são criadas as palavras, que remetem aos possíveis danos causados pelo sol, chamando a atenção para a sua prevenção. O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Gabriel Gontijo, alerta para a importância da consulta periódica com um dermatologista associado à SBD e reforça a necessidade de se “adotar medidas simples de fotoproteção, como: usar filtro solar, chapéu, óculos, evitar o excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários mais adequados para isso – antes das 10h e depois das 16h”, finaliza.
A SBD mantém o hotsite www.controleosol.com.br, que faz parte do #dezembrolaranja, e conta com informações sobre a campanha, formas de adesão, calculadora de risco de câncer da pele, dicas de medidas fotoprotetoras etc. A campanha conta com o patrocínio das marcas Episol, Sunmax, La Roche Posay, Vichy, Nivea Sun, Adcos e Sundown.
SBD apresenta o Super Protetor, mascote do Dezembro Laranja De personalidade simpática, lúdica e cativante, o mascote Super Protetor chega para disseminar informações do Dezembro Laranja de um jeito descontraído e consciente para adultos e crianças. O embaixador da campanha tem como armas de proteção óculos escuros, protetor solar, além de relógio, para avisá-lo qual o melhor horário para tomar seu banho de sol. Alegres, as cores das roupas do Super Protetor remetem ao tom utilizado na campanha Dezembro Laranja e ajudam a criar uma maior conexão com o público. Conheça o nosso mascote!