Saiba como manter os pés bonitos até nas estações frias



Saiba como manter os pés bonitos até nas estações frias

22 de junho de 2010 0

Durante o verão, os pés costumam receber muitos cuidados. Mas, ao longo dos meses frios, são esquecidos dentro de sapatos fechados. Os resultados do desleixo são variados. A lista conta com calosidades, bromidrose (chulé), unhas deformadas ou encravadas, micose, solado grosso.

Venhamos e convenhamos, os pés merecem atenção. Suportam o peso do corpo, percorrem os caminhos necessários e ainda sofrem com calçados desconfortáveis ou com salto alto. Que tal mantê-los sempre bonitos e saudáveis? Comece com hidratação diária e esfoliação suave semanal ou a cada 15 dias. ‘Se esfoliar com muita intensidade, pode prejudicar, deixando-os grossos’, disse o dermatologista Jorge Mariz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e responsável pela Personal Clinic, no Rio de Janeiro.

A próxima etapa é se prevenir dos principais problemas que os atingem com medidas simples, listadas por Mariz. Confira:

1) CALOSIDADES
Ao investir em calçados inadequados, o atrito faz com que a pele engrosse e, assim, aparecem os dolorosos calos. Portanto, a forma de evitar o incômodo é usar sapatos confortáveis ou colocar palmilhas por minimizarem os traumas.

O tratamento consiste em aplicar, sob prescrição médica, produtos ceratolíticos (com ácido salicílico ou ureia, por exemplo), que amolecem as calosidades. O processo é longo. Em alguns casos, leva cerca de três meses. Pode-se ainda lixar suavemente o local. ‘Lixar intensamente estimula a pele a ficar mais grossa.’ Mariz lembra que alguns calos surgem devido a alterações ósseas que aumentam o trauma da pele. A solução é o procedimento cirúrgico.

2) BROMIDROSE
As queixas relacionadas à bromidrose, chamada popularmente de chulé, tendem a ser elevadas nas estações frias. O ambiente úmido dos sapatos fechados propicia o crescimento de bactérias, que geram mau cheiro. ‘Algumas pessoas têm tendência à bromidrose porque suam mais e o calçado torna esse efeito ainda maior.’

As recomendações para driblar o transtorno são arejar os pés o máximo possível, secá-los bem após o banho e deixar diariamente botas, tênis, sapatilhas em lugares ventilados ou com sol. Desodorantes e talcos específicos servem como prevenção e tratamento.

3) UNHAS DEFORMADAS
Calçados apertados podem formar irregularidades nas unhas, mudar sua coloração e fazer com que caiam. Sendo assim, nada melhor que dar adeus aos acessórios incômodos, principalmente os de bico muito fino. Quando a alteração não envolve lesão em sua matriz, a unha volta ao normal naturalmente com a ausência de traumas. Caso tenha afetado a matriz, não há tratamento que a recupere.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados