A pele deve ter atenção especial no outono e no inverno



A pele deve ter atenção especial no outono e no inverno

22 de maio de 2010 0

Baixas temperaturas e reduzida umidade do ar no outono e no inverno requerem cuidados As baixas temperaturas e reduzida umidade no ar do outono e do inverno provoca importantes reflexos sobre a pele das pessoas. Mais do que gerar incômodos e deixar uma aparência ruim, estas condições favorecem o ressecamento e a sensibilidade, podendo causar doenças ou agravar situações já existentes.

Segundo a Dra. Denise Steiner, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP) é preciso tomar alguns cuidados nestas estações do ano, como, por exemplo, evitar banhos muito quentes e demorados, não esfregar muito o sabonete durante o banho e não usar buchas, que esfoliam demais a pele, retirando a proteção natural. É também aconselhável evitar o contato direto e prolongado da pele com roupas feitas com tecidos sintéticos ou lã – que estimulam a coceira -, além de utilizar produtos hidratantes após o banho e, se necessário, várias vezes ao dia.

– Esses cuidados ajudam não apenas as pessoas com maior sensibilidade a eczemas (irritação da pele com vermelhidão) ou com alguma doença pré-existente. Qualquer outra deve observá-los, pois, além de prevenir algumas doenças, mantém a pele sempre saudável, sem fissuras ou escamações – explica a Dra. Denise.

Outro alerta feito pela dermatologista é para quem vai viajar para o campo ou para a montanha, imaginando que neste período do ano não há necessidade de uso do protetor solar. Segundo ela, ‘em regiões mais altas a radiação ultravioleta é muito forte e a exposição da pele acaba sendo grande, devido à sensação de que o sol não esquenta como no verão’, completa.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados