A higiene das mãos (HM) é amplamente reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. A realização desse procedimento de modo correto nos serviços de saúde tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de microrganismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde.
Infelizmente, a adesão à prática de higiene das mãos ainda é considerada baixa em serviços de saúde em todo o mundo. Diante deste cenário e com o propósito de melhorar a segurança do paciente, a Anvisa publicou em 2010, a RDC n° 42/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para a higiene das mãos, nos pontos de assistência, em serviços de saúde.
A melhoria sucedida e sustentada da adesão às práticas de higiene das mãos em serviços de saúde pode ser alcançada por meio da implementação da estratégia multimodal da OMS que objetiva a melhoria da HM e engloba cinco componentes que formam a estratégia multimodal ou multifacetada.