Nesta quarta-feira (31/01), o presidente da SBD, Dr Heitor Gonçalves, o Dr Sérgio Palma, membro diretor, e o Alberthy Ogliari, assessor jurídico da SBD, se reuniram com representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Ministério da Educação (MEC) para discutir temas relacionados aos programas de residência médica em Dermatologia no Brasil.
Participaram da reunião no MEC a secretária executiva do ministério, Professora Izolda Cela, e a diretora geral da SESU (Secretaria de Ensino Superior), Dra Denise Pires e equipe. Já na reunião no CFM, estiveram presentes o Dr Mauro Luiz Brito Ribeiro, representante do CFM na Comissão Nacional de Residência Médica, e o Dr Emmanuel Fortes, 3º vice-presidente do CFM.
Dr Heitor Gonçalves considerou os dois encontros positivos e prevê avanços em relação ao tema: “Tanto no encontro com o CFM quanto na reunião com o MEC, a Matriz de Competências da Dermatologia foi discutida, ou seja, a organização dos conteúdos, habilidades e atitudes acompanhadas da definição dos respectivos cenários de práticas para o cumprimento das competências necessárias à formação do médico especialista em Dermatologia”.
“A reestruturação da Matriz de Competências da Dermatologia é o grande instrumento para requalificar o ensino da Dermatologia para os nossos residentes, ESPECIALIZANDOS”, concluiu o presidente da SBD.
“A nova proposta está sendo construída com base nas necessidades de atualização e nos novos cenários que vieram à tona nos últimos anos para o exercício da especialidade no país”, declarou o Dr Sergio Palma.