É com pesar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia lamenta o falecimento associada Maria Apparecida Constantino Vilela. O ano se inicia com importante perda para a Dermatologia de São Paulo e do Brasil, no dia 27 de janeiro, um importante dermatologista do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP. Formou-se em 1964 , iniciou sua residência na área de Pediatria transferindo-se posteriormente para a Dermatologia onde concluiu sua residência em 1967. Ingressou a seguir como médica assistente na Divisão de Dermatologia do Hospital das Clinicas.
“Exerceu com brilho suas atividades didáticas, assistenciais e de pesquisa, convivemos e trabalhamos juntos por cerca de 50 anos” referiu o Prof. Evandro Rivitti. Defendeu sua tese de doutorado em 1972 sobre Lipodistrofia generalizada congênita. Através de seus longos anos de atividade conquistou o respeito e admiração dos colegas e alunos por sua capacidade técnica, incansável dedicação a seus deveres e por incomum senso de responsabilidade particularmente com seus pacientes aos quais era extremamente devotada.
Trabalhou em atividades administrativas, com constante participação na Comissão de Graduação e na Comissão de Residência da Divisão de Dermatologia do HCFMUSP, sempre com grande dedicação ao ensino dos alunos e à formação profissional dos residentes. Participou ativamente da área de pós -graduação tendo orientado mestrandos e doutorandos em varias áreas da dermatologia.
Criou o setor de Colagenoses da Divisão de Dermatologia da USP, que chefiou por muitos anos . Como parte de seu multifacetado interesse na especialidade nos anos que antecederam sua aposentadoria dedicou-se a Dermatopatologia. Na área de pesquisa tem inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais que resultaram em mais de 300 citações .
Pelas palavras do Prof. Evandro A Rivitti é possível perceber o impacto da personalidade pró ativa da associada: “A Dra Maria Apparecida foi uma figura marcante no ensino, assistência e pesquisa no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo contribuindo, através de muitos anos de trabalho, na formação de grande quantidade de especialistas destacando-se pela sua elegância pessoal e no trato com colegas e alunos, pela sua capacidade de trabalho, dedicação e enorme senso de responsabilidade que transmitia aos seus colegas e alunos deixando-nos como legado um nobre exemplo profissional e pessoal.”