Sociedade Brasileira de Dermatologia lança campanha para mostrar aos pacientes que não estão sozinhos na luta contra doença crônica



Sociedade Brasileira de Dermatologia lança campanha para mostrar aos pacientes que não estão sozinhos na luta contra doença crônica

20 de outubro de 2022 0
Capa-de-Materia-psoriase-1.jpg

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança oficialmente a Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase em 2022. O foco das ações é conscientizar a população sobre essa doença, que afeta a pele pelo surgimento de lesões vermelhas e descamativas, dentre outros sintomas e sinais. Um dos pontos principais é destacar que pessoas que apresentam esse problema de saúde poderão contar com os médicos dermatologistas durante a caminhada rumo ao tratamento. 

CLIQUE AQUI E ACESSE O HOTSITE DA CAMPANHA

A ênfase da campanha recai sobre as redes sociais, com a divulgação de posts, vídeos e animações com informações sobre a psoríase. Especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia gravaram depoimentos curtos com esclarecimentos sobre a doença e pacientes contaram como foi sua jornada do aparecimento dos primeiros sintomas até o controle. Todas as peças estão disponíveis em um hotsite que foi desenvolvido para a Campanha. 

Fonte confiável – Conforme explica o médico dermatologista André Carvalho, coordenador da Campanha, com essas ações pretende-se disseminar conhecimento através de fonte confiável na internet, reduzindo o impacto de boatos e fake news que afetam grande número de pessoas que desconhecem a doença.

“Infelizmente, sabemos que pacientes com psoríase sofrem bastante com o preconceito. Acreditamos que ao informarmos os brasileiros sobre o que é essa doença, estaremos ajudando a combater esse estigma que afeta os portadores física e psicologicamente. Por outro lado, vamos mostrar que há uma rede ativa de apoio a esses pacientes no País”, disse André Carvalho. 

Caminhada – Segundo ele, muitos pacientes se sentem sozinhos na caminhada e precisam entender que têm no dermatologista um importante aliado na busca pelo bem-estar e pela saúde. “A psoríase não tem cura, mas tem tratamento tanto pelas redes pública como privada. A jornada é longa, mas o paciente deve saber que nós, médicos dermatologistas, estamos prontos para acolhê-los e ajudá-los durante todo esse processo. Queremos vê-los saudáveis e vivendo normalmente, sem sofrerem preconceito e livres de lesões”, declarou. 

Além das ações virtuais, ao redor do País, instituições e entidades públicas e privadas decidiram apoiar a iniciativa da SBD. Elas vão compartilhar as peças elaboradas para a Campanha e também iluminar prédios e monumentos de roxo e laranja, as cores que simbolizam essa ação de prevenção. 

Entre os apoiadores da iniciativa da SBD estão: Senado Federal; Superior Tribunal de Justiça (STJ); Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Governos do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo; Prefeituras do Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte e Curitiba; Teatro Amazonas; tribunais de diversos estados.  

Doença – A psoríase é uma doença de pele que afeta cerca de 5 milhões de pessoas no País, em especial nos grupos de 30 e 40 anos e 50 e 70 anos, sem distinção quanto ao gênero. Ela é relativamente comum, crônica, não contagiosa e  tem tratamento. 

Trata-se de um quadro inflamatório da pele, no qual surgem lesões avermelhadas e que descamam. Aspectos ambientais e emocionais podem funcionar como alavanca para o início de crise, que pode ser controlada com o auxílio de especialistas. Outra característica da doença é sua eventual apresentação em ciclos, ou seja, sintomas podem aparecer e desaparecer periodicamente.

Entre os sinais e sintomas estão as manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; pequenas manchas brancas ou escuras residuais após melhora das lesões avermelhadas; pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento; coceira, queimação e dor; unhas grossas, descoladas, amareladas e com alterações da sua forma (sulcos e depressões); inchaço e rigidez nas articulações; e em casos mais graves, destruição das articulações e deformidades. 

As manifestações variam conforme a gravidade. Atualmente, existem inúmeras opções de tratamento para a psoríase, como medicamentos tópicos, sistêmicos, biológicos e  fototerapia. A escolha terapêutica para cada caso deve sempre ser feita com o auxílio de um médico dermatologista de forma individualizada. 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados