25 de junho, Dia Mundial do Vitiligo
Nesta quinta-feira, 25 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Vitiligo. Você sabia que o vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele? Manchas brancas se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados, sendo as áreas afetadas mais comuns as mãos, pés, cotovelos, joelhos, face e genitais. Essas manchas não são contagiosas nem comprometem qualquer órgão interno, e podem ser desencadeadas por diversos fatores, entre eles o componente genético e as alterações e traumas emocionais.
Por não apresentar sintomas além da descoloração da pele, muitas pessoas não buscam ajuda rapidamente e a doença acaba avançando. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, a chance de evitar que as manchas fiquem resistentes é maior.
Existem tratamentos capazes de controlar, melhorar e, dependendo do caso, até mesmo de curar a doença, mas exigem paciência e devem ser feitos por um profissional adequado.
Para saber mais sobre o vitiligo clique aqui e lembre-se: procurar um médico especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a garantia de ter um profissional de qualidade cuidando da saúde da sua pele, cabelos e unhas.