O que é?
A miíase é uma infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas. Na maioria das vezes, a região da pele onde a larva penetra, e pode se desenvolver por um período de 30 a 60 dias, assume um aspecto avermelhado e inflamatório que se assemelha a um “furúnculo” – motivo pelo qual é conhecida como miíase furunculóide. Pode ocorrer tanto em crianças como adultos, especialmente em regiões expostas da pele, inclusive no couro cabeludo. Eventualmente, a miíase pode ser consequência da deposição de larvas de determinadas moscas em ferimentos na pele, cavidades naturais (como nariz e orelhas) ou as larvas são ingeridas por meio de alimentos ou bebidas contaminados.
Sintomas
A região afetada se apresenta como um nódulo avermelhado com um pequeno orifício central por onde drena intermitentemente uma serosidade. O paciente pode experimentar fisgada, ferroada ou sensação de movimentos na lesão.
Tratamento
O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar. Eventualmente, quando a lesão é muito extensa, a remoção pode ser feita sob anestesia local. Atualmente, existem medicações orais como a invermectina, que pode também ser utilizada no tratamento.
Prevenção
A prevenção consiste em evitar a penetração das larvas, protegendo áreas descobertas da pele, principalmente feridas abertas, em especial nos locais onde existam muitas moscas.